“Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram-me a mim, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”.

Algumas dicas para a vivência do Natal…

“O verdadeiro e mais profundo sentido do descanso se alcança quando dedicamos mais tempo a Deus e ao serviço dos outros, especialmente nossa família”.

“A Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua Concepção, foi preservada imune de toda mancha de pecado original”.

O rito romano é a maneira como se celebra a Santa Missa, os demais sacramentos, a Liturgia das Horas e demais celebrações litúrgicas e para-litúrgicas pela Igreja de Roma.

“Quando os cônjuges, mediante à contracepção, separam os significados unitivos e procriativos, comportam-se como «árbitros» do plano divino e «manipulam» e aviltam a sexualidade humana”. FC32

“Se Deus considera oportuno enviar a Mãe de Jesus à história humana para destacar os aspectos mais exigentes do Evangelho, então esta intervenção do céu deveria ser recebida com respeito, gratidão e veneração”.

“A importância da festa de Cristo Rei não está somente em proclamar Cristo como Rei Soberano da vida pública e social…, mais importante ainda é que nós, católicos, entendamos as nossas responsabilidades ante o reinado de Cristo”. B. Anacleto González

Todo cristão, já desde o seu Batismo, trava um combate espiritual, em que ele morre ao pecado para viver para Deus…

“O corpo, de fato, e só ele, é capaz de tornar visível o que é invisível: o espiritual e o divino. Foi criado para transferir para a realidade visível do mundo o mistério oculto desde a eternidade em Deus e assim ser sinal Dele”.

“No Brasil, a Igreja Católica adotou a prática de elaborar cartilhas com a finalidade de conscientizar os eleitores sobre a responsabilidade do voto”.

“Os exercícios espirituais são um encontro com Deus, consigo mesmo e um chamado à conversão”.

“O simples fato de se amar é uma vulnerabilidade”. C.S. Lewis

“O Novo Testamento está oculto no Antigo e o Antigo está patente no Novo”. S. Agostinho

Quando me ponho a orar, estou me colocando diante de um Pai que me escuta e me ama.

A esperança dá a força para enfrentar a dor!

"Aquilo que há de pior em nós", e é o maior obstáculo que impede o progresso espiritual…

“A compreensão pelas situações excepcionais não implica jamais esconder a luz do ideal mais pleno, nem propor menos de quanto Jesus oferece ao ser humano”. AL 307

O programa de vida espiritual trata de como sou e como devo ser de acordo com o desejo e a vontade de Deus para minha vida.

“O desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e isto incentiva a Igreja… o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia”. AL,1

“O homem, para ter uma boa consciência, deve procurar a verdade e julgar segundo esta mesma verdade”. VS 62

“Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão, será réu perante o tribunal”. Mt 5,21-22

“A busca do homem pela felicidade está na origem de tudo o que ele faz”.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!”. Mt 5,7.9-10

“Que tenhamos coragem para arrancar tudo àquilo que nos impede de vivenciar o melhor de Deus para nossas vidas”.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros no coração, porque verão a Deus”. Mt 5,6-8

Os grandes temas, documentos e direitos humanos na Doutrina Social da Igreja.

“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Mt 5,4

“Tivemos a alegria de poder gravar nosso primeiro programa, e eu quis começar com Jesus Cristo, com o nome do Senhor”.

“Bem-aventurados os mansos, pois eles herdarão a terra”. Mt 5,5

A dimensão contemplativa da vida religiosa na vida do leigo.

A Doutrina Social da Igreja é o conjunto de ensinamentos da Igreja Católica sobre as realidades e problemas sociais, econômicos, culturais e políticos que afetam o homem e a comunidade humana.

“No sermão da montanha contém um programa perfeito de vida cristã”.

“Deve-se ajudar os fiéis, que vão receber as Cinzas, para que aprendam o significado interior que este gesto tem, que abre a cada pessoa a conversão e ao esforço da renovação pascal.” DPPL, 125

Com a perna cheia de terra, da quadra de futebol, descalço, fui convidado para o seminário.

“A comunidade religiosa é a sede e o ambiente natural do processo de crescimento de todos, onde cada um se torna co-responsável pelo crescimento do outro”. VFC, n.43

A origem e a espiritualidade dos votos religiosos é a imitação mais perfeita de Jesus Cristo.

“Os santos foram sempre fonte e origem de renovação nos momentos mais difíceis da história da Igreja”. CL 16,3

“A teologia da libertação propõe uma interpretação inovadora do conteúdo da fé e da existência cristã, que se afasta gravemente da fé da Igreja, mais ainda, constitui uma negação prática dessa fé.”. LN VI,9

Estrutura e organização da Sagrada Escritura.

Dicas práticas para a formação dos temperamentos através das virtudes.