“Quando envergamos a nossa casula humilde pode fazer-nos bem sentir sobre os ombros e no coração o peso e o rosto do nosso povo fiel, dos nossos santos e dos nossos mártires”.
“À Igreja compete anunciar os princípios morais, emitir juízo acerca de quaisquer realidades humanas, na medida em que o exigirem os direitos fundamentais da pessoa humana ou a salvação das almas”. CIC 2032
A declaração de nulidade da Igreja é uma decisão baseada em provas, o que mostra que desde o dia do matrimônio faltou algum elemento essencial para sua existência.
“Por esta santa unção e pela sua infinita misericórdia o Senhor venha em teu auxílio com a graça do Espírito Santo, para que, liberto dos teus pecados, Ele te salve e, na sua bondade, alivie os teus sofrimentos”.
“Cristão, reconhece a tua dignidade. Por participares agora da natureza divina, não te degeneres, retornando à decadência da tua vida passada”. S. Leão Magno.
“A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, que compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, ministrado em geral dum modo orgânico e sistemático, em ordem à iniciação na plenitude da vida cristã”. CIC 5
“Chamam-se sacramentais os sinais sagrados instituídos pela Igreja, cuja finalidade é preparar os homens para receberem os frutos dos sacramentos e santificarem as diferentes circunstâncias da vida”. CIC 1677
“A liturgia é simultaneamente o cume para o qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde dimana toda a sua força. É, portanto, o lugar privilegiado da catequese do Povo de Deus”. CIC 1074
Ao representar Jesus como um cordeiro, São João e a comunidade cristã expressam três coisas: a paciência com que Cristo sofre; sua imunidade ao pecado; e a força redentora de seu sacrifício.
“A Igreja é, ao mesmo tempo, visível e espiritual, sociedade hierárquica e Corpo Místico de Cristo. É una, mas formada por um duplo elemento: humano e divino. Aí reside o seu mistério, que só a fé pode acolher.” CIC 779
“Há dois erros, iguais e opostos em que a nossa raça pode incorrer quando de demônios se trata. Um é descrer da sua existência. Outro é crer nela e sentir por eles um interesse doentio”.
“Movidos pela graça do Espírito Santo e atraídos pelo Pai, nós cremos e confessamos a respeito de Jesus: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo»” CIC 424.
“O jogo é, no seu sentido mais profundo, uma antecipação daquela ‘outra vida’ explicitamente esperada por alguns, uma vida que não dura nada, ou que dura para sempre”.